Início » Tudo sobre o concurso da Caixa Econômica Federal para PcD

Tudo sobre o concurso da Caixa Econômica Federal para PcD


Com oferta de 1.000 vagas imediatas e 100 em cadastro de reserva para pessoas com deficiência, a Caixa Econômica Federal teve seu último edital de concurso publicado em 2021 para PcD e para o público geral o último foi em 2014.

Diante disso, a expectativa para um novo edital de Concurso para a Caixa Econômica Federal é grande. Os “concurseiros” de plantão esperam que isso aconteça ainda neste ano de 2023.

Sobre os cargos do último concurso 2021

As oportunidades, de nível Médio, foram disponibilizadas para as funções de Técnico Bancário Novo e Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação.

O salário inicial oferecido foi de de R$ 3.000,00, podendo ser acrescido de benefícios como participação nos lucros ou resultados, plano de saúde, plano de Previdência Complementar, auxílio Refeição/Alimentação, vale transporte, auxílio creche, possibilidade de ascensão profissional,  e acesso a ações de capacitação e desenvolvimento.

A jornada de trabalho era de 6h diárias, que totalizam 30h semanais.

Atribuições

Para que você possa entender um pouco sobre a rotina do servidor que exerce o cargo de Técnico Bancário Novo, separamos abaixo as informações sobre missão e atribuição das funções.



Missão: Execução de atividades bancárias, comercialização de produtos e serviços, prestação de atendimento, realização de negócios e atividades administrativas, responsabilidade pelo sigilo das informações a que tenha acesso no uso de suas atribuições, com foco no alcance dos objetivos estatutários e estratégicos da CAIXA.

Atribuições principais: prestar atendimento ao público, realizar negócios e comercializar produtos e serviços; identificar clientes, verificando a autenticidade de documentos, assinaturas e impressões digitais, quando realizada capacitação específica; efetuar atividades administrativas e operações bancárias, utilizando equipamentos e ferramentas tecnológicas; elaborar, redigir e conferir documentos e correspondências em geral; inserir e consultar dados em sistemas operacionais informatizados e outros aplicativos relacionados com suas atividades, assim como auxiliar em sua manutenção e aperfeiçoamento; efetuar cálculos diversos e controles numéricos; identificar e apontar oportunidades de melhorias nos processos em que atua; e executar outras atividades inerentes ao conteúdo ocupacional dos cargos.

Avaliação dos candidatos

Para conquistar a aprovação no concurso, os candidatos enfrentaram provas objetiva e de redação.

A prova objetiva foi composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões de conhecimentos básicos e 30 questões de conhecimentos específicos. Já a prova de redação foi estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo.

O que estudar para o concurso Caixa

Conquistar uma vaga em um concurso público do porte da Caixa requer muito estudo e dedicação. Assim, para que você possa direcionar seus estudos, extraímos do edital a relação de temas mais cobrados e suas respectivas quantidades de questões.

CARGO: TÉCNICO BANCÁRIO NOVO

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa: 10 questões

Matemática Financeira: 10 questões

Conhecimentos Bancários: 10 questões

Conhecimentos Específicos

Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões

Conhecimentos de Informática: 10 questões

Atendimento Bancário: 15 questões

CARGO: TÉCNICO BANCÁRIO NOVO – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa: 10 questões

Matemática Financeira: 10 questões

Conhecimentos Bancários: 10 questões

Conhecimentos Específicos

Tecnologia da Informação: 30 questões

Como se preparar para o concurso da Caixa

Assim como para qualquer outro concurso público, conquistar a aprovação depende muito de  uma rotina de preparação intensa.

Por isso, você deve buscar estudar todos os assuntos solicitados no conteúdo programático do edital. Além disso, tão importante quanto o estudo da teoria é a realização da prática de questões de concurso Caixa já aplicadas anteriormente.

A tática de aliar o estudo da teoria com a prática de questões potencializa o seu aprendizado, uma vez que assim é possível identificar seus pontos fortes e fracos no que diz respeito ao domínio do conteúdo.

Desta forma, você direciona seus esforços às disciplinas em que tem mais dificuldade e, consequentemente, garante um melhor desempenho na nota final.


Concurso MEC 2023: O Guia Definitivo para Garantir Sua Vaga

» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você